ACTIVIDADE FORMATIVA - Pessoal Docente - DESIGNAÇÃO | "e-portefólio" |
OBJECTIVOS |
OBJETIVOS GERAIS: Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos docentes da RAM • Conhecer os conceitos associados à criação de um e-Portefólio • Compreender as diferentes metodologias inerentes aos e-Portefólios • Conhecer as ferramentas a adoptar na criação do e-Portefólio • Adquirir competências de construção e gestão de e-Portefólios • Promover a inovação educacional, potenciando o uso das TIC em contexto de ensino-aprendizagem • Potenciar as competências dos docentes da RAM • Promover a divulgação de metodologias e boas práticas, no âmbito da integração e desenvolvimento do currículo dos professores e educadores da RAM. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Compreender o conteúdo e finalidade do e-Portefólio • Identificar diferentes tipos de e-Portefólios • Eleger a aplicação que melhor se adequa à necessidade do formando • Proceder à seleção da informação e conteúdos a abordar no e-Portefólio • Selecionar o tipo de e-Portefólio que mais se adequa ao contexto concreto • Elaborar o e-Portefólio |
CONTEÚDOS |
Conceito de e-Portefólio • Aplicabilidade de e-Portefólio • A avaliação através de e-Portefólio • Tipos de e-Portefólios • Referenciais de competências • Conteúdo do e-Portefólio • Ferramentas de construção de e-Portefólio • Construção do e-Portefólio |
ÁREA DE FORMAÇÃO |
Área C Prática/ Investigação pedagógico-didática nos diferentes domínios da docência |
MODALIDADE DE FORMAÇÃO |
Oficina de Formação |
DURAÇÃO |
50 horas |
Nº DE PARTICIPANTES |
15 |
DESTINATÁRIOS |
Docentes de todos os grupos de recrutamento |
FORMADORES |
Sofia Ferreira e António Pascal Oliveira |
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO |
1º Professores da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares 2º Professores de outras escolas 3º Ordem de Inscrição |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS |
Para as diferentes etapas do curso foram estipulados os seguintes critérios de avaliação: Assiduidade e participação significativa na componente Presencial e componente Online 10% Realização das atividades propostas em cada Módulo 60% Trabalho final 30%, o trabalho final será avaliado o cumprimento dos prazos, a qualidade pedagógica do trabalho desenvolvido, a legibilidade e a apresentação oral do trabalho. A avaliação final dos formandos terá como base uma escala de 1 a 10 de acordo com os critérios definidos pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua, de acordo com o artigo 4º do Decreto-lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.2 do artigo 46 do Estatuto da Carreira docente, aprovado pelo Decreto-lei n.o 15/2007 de 19 de Janeiro. A escala de avaliação desta oficina de formação baseia-se nos trâmites legais para a formação contínua de professores e é convertida na seguinte escala qualitativa: . Excelente – 9 a 10 valores . Muito Bom – 8 a 8,9 valores . Bom – 6,5 a 7,9 valores . Regular – 5 a 6,4 valores . Insuficiente – 1 a 4,9 valores |
LOCAL DE REALIZAÇÃO |
Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares SALA 39 |
CALENDARIZAÇÃO |
Período de: 10 de abril a 08 de maio de 2013 Esta oficina de formação é realizada em regime blended learning, com 4 sessões presenciais de 3 horas cada, perfazendo um total de 12 horas. Sessões presenciais : 10, 17, 24 de abril e 8 de maio de 2013 das 16:30 às 19:30 horas. Componente online Na vertente não presencial, com a duração de 38 horas, os participantes terão que aceder diariamente à plataforma de aprendizagem. Plataforma de trabalho e-portefólio (//moodle.madeira-edu.pt/ebspmalvares/) onde, segundo a sua inteira responsabilidade, desenvolverão atividades individuais de carácter teórico-prático. |
OBSERVAÇÕES |
Aguarda validação de acordo com o despacho nº 106/2005 |
INSCRIÇÕES |
Inscrições: de 08 a 18 de março de 2013. As Inscrições deverão ser realizadas através do Portal da Escola menu formações ou diretamente no domínio (http://paade.ebspma.edu.pt) A lista de selecionados será publicada a 20 de março de 2013 A confirmação de presença deverá ser feita até 03 de abril de 2013 |
Sem comentários:
Enviar um comentário