terça-feira, 12 de março de 2013

e-portefólio

 
ACTIVIDADE FORMATIVA - Pessoal Docente - DESIGNAÇÃO "e-portefólio"
OBJECTIVOS
OBJETIVOS GERAIS:
Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos docentes da RAM
• Conhecer os conceitos associados à criação de um e-Portefólio
• Compreender as diferentes metodologias inerentes aos e-Portefólios
• Conhecer as ferramentas a adoptar na criação do e-Portefólio
• Adquirir competências de construção e gestão de e-Portefólios
• Promover a inovação educacional, potenciando o uso das TIC em contexto de ensino-aprendizagem
• Potenciar as competências dos docentes da RAM
• Promover a divulgação de metodologias e boas práticas, no âmbito da integração e desenvolvimento do currículo dos professores e educadores da RAM.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o conteúdo e finalidade do e-Portefólio
• Identificar diferentes tipos de e-Portefólios
• Eleger a aplicação que melhor se adequa à necessidade do formando
• Proceder à seleção da informação e conteúdos a abordar no e-Portefólio
• Selecionar o tipo de e-Portefólio que mais se adequa ao contexto concreto
• Elaborar o e-Portefólio
CONTEÚDOS
Conceito de e-Portefólio
• Aplicabilidade de e-Portefólio
• A avaliação através de e-Portefólio
• Tipos de e-Portefólios
• Referenciais de competências
• Conteúdo do e-Portefólio
• Ferramentas de construção de e-Portefólio
• Construção do e-Portefólio
ÁREA DE FORMAÇÃO
Área C
Prática/ Investigação pedagógico-didática nos diferentes domínios da docência
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Oficina de Formação
DURAÇÃO
50 horas
Nº DE PARTICIPANTES
15
DESTINATÁRIOS
Docentes de todos os grupos de recrutamento
FORMADORES
Sofia Ferreira e António Pascal Oliveira
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO
1º Professores da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
2º Professores de outras escolas
3º Ordem de Inscrição
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
Para as diferentes etapas do curso foram estipulados os seguintes critérios de avaliação:
Assiduidade e participação significativa na componente Presencial e componente Online 10%
Realização das atividades propostas em cada Módulo 60%
Trabalho final 30%, o trabalho final será avaliado o cumprimento dos prazos, a qualidade pedagógica do trabalho desenvolvido, a legibilidade e a apresentação oral do trabalho.
A avaliação final dos formandos terá como base uma escala de 1 a 10 de acordo com os critérios definidos pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua, de acordo com o artigo 4º do Decreto-lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.2 do artigo 46 do Estatuto da Carreira docente, aprovado pelo Decreto-lei n.o 15/2007 de 19 de Janeiro.
A escala de avaliação desta oficina de formação baseia-se nos trâmites legais para a formação contínua de professores e é convertida na seguinte escala qualitativa:
. Excelente – 9 a 10 valores
. Muito Bom – 8 a 8,9 valores
. Bom – 6,5 a 7,9 valores
. Regular – 5 a 6,4 valores
. Insuficiente – 1 a 4,9 valores
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares SALA 39
CALENDARIZAÇÃO
Período de: 10 de abril a 08 de maio de 2013
Esta oficina de formação é realizada em regime blended learning, com 4 sessões presenciais de 3 horas cada, perfazendo um total de 12 horas.
Sessões presenciais
: 10, 17, 24 de abril e 8 de maio de 2013 das 16:30 às 19:30 horas.
Componente online
Na vertente não presencial, com a duração de 38 horas, os participantes terão que aceder diariamente à plataforma de aprendizagem.
Plataforma de trabalho e-portefólio (//moodle.madeira-edu.pt/ebspmalvares/) onde, segundo a sua inteira responsabilidade, desenvolverão atividades individuais de carácter teórico-prático.
OBSERVAÇÕES
Aguarda validação de acordo com o despacho nº 106/2005
INSCRIÇÕES
Inscrições: de 08 a 18 de março de 2013.
As Inscrições deverão ser realizadas através do Portal da Escola menu formações ou diretamente no domínio
(http://paade.ebspma.edu.pt)
A lista de selecionados será publicada a 20 de março de 2013
A confirmação de presença deverá ser feita até 03 de abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário