terça-feira, 9 de abril de 2013

Desafios Curriculares para o Ensino do Português: da teoria à prática



DESIGNAÇÃO Desafios Curriculares para o Ensino do Português: da teoria à prática  
OBJETIVOS

Objectivos Gerais:
• Conhecer os fundamentos e conceitos-chave que enquadram e estruturam o NPPEB.
• Conhecer as Metas Curriculares do Português, ao nível dos domínios de referência, dos objetivos e dos descritores de desempenho.
• Explicitar alterações nas formas de planificação do oral formal.
• Apropriar-se de técnicas de escrita processual (planificação, textualização e revisão).
• Enumerar atividades de leitura (da decifração à compreensão dos textos).
• Identificar alterações no domínio da gramática e da terminologia linguística.
• Promover estratégias de planificação de atividades com o NPPEB e com as Metas Curriculares.
• Produzir sequências e materiais didácticos de acordo com o NPPEB e com as Metas Curriculares.
• Reflectir sobre as práticas no sentido de recontextualização e de mudança à luz das novas propostas curriculares.


CONTEÚDOS

Sessão 1
I. O Novo Programa de Português para o Ensino Básico
1. Enquadramento: questões estruturantes e programáticas
2. Fundamentos e conceitos-chave
3. Competências gerais
4. Competências específicas
4.1. Expressão Oral
4.2. Compreensão do Oral
4.3. Leitura
4.4. Escrita
4.5. Conhecimento Explícito da Língua
5. Descritores de desempenho
6. Conteúdos
7. Progressão
8. Articulação inter-ciclos
9. Anualização
Sessão 2
II. As Metas Curriculares do Português
1. Domínios de referência, objetivos e descritores de desempenho
Oralidade
Leitura e Escrita
Educação Literária
Gramática
III. Sequências didáticas
1. Competência-foco
2. Competências associadas
3. Etapas
4. Experiência de aprendizagem
IV. Produção e divulgação de materiais didácticos
1. Critérios
2. Disponibilização online



ÁREA DE FORMAÇÃO

A. Ciências da especialidade que se relacionem com as áreas curriculares vigentes nos vários níveis de educação e ensino.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso/Módulo de Formação

DURAÇÃO

25 horas

Nº DE PARTICIPANTES

20 formandos

DESTINATÁRIOS

Professores de Português (1.º, 2.º e 3.º ciclos)

FORMADOR

Dr. José Carlos da Silva Pereira

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

1.º Docentes da EBS Gonçalves Zarco
2.º Outros docentes.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Conhecimentos e capacidades (60%) e Atitudes (40%).
A avaliação é individual, qualitativa, expressa numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a carta curricular CCPFC – 3/2007, Setembro de 2007, expressa numa escala de 0.00 a 10 valores)


LOCAL DE REALIZAÇÃO

EBS Gonçalves Zarco – sala A8

CALENDARIZA-ÇÃO

13 de abril de 2013, das 9h às 13h00 e das 14h00 às 17h30
27 de abril de 2013, das 9h às 13h00 e das 14h00 às 17h30


OBSERVAÇÕES

Formação em processo de validação.

INSCRIÇÕES

De 8 de abril até 11 de abril de 2013. - Utilizar a ficha de inscrição (disponível em:
https://spreadsheets2.google.com/viewform?formkey=dDVPeHRab2QyRklUQ1dGUGhCWHJ4alE6MQ (ctrl + clique em cima)
inserindo o respetivo código da ação: DCEP 0413
- A lista dos formandos selecionados será divulgada a partir de 11 de abril de 2013.
Os formandos selecionados deverão confirmar a sua participação até ao dia 12 de abril de 2013, por contacto direto com o departamento de formação, ou através do contacto de correio eletrónico:
- E-mail: formacaogz@gmail.com  


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