DESIGNAÇÃO
A inteligência emocional e a gestão e resolução de conflitos educacionais
Código: 010.01.22 DFP – 021.1/13
OBJETIVOS
1.
Compreender a importância da inteligência emocional na gestão de conflitos.
-Identificar as competências emocionais;
-Usar as competências emocionais como um fator de otimização das relações educativas;
-Utilizar as competências emocionais na resolução de um dado conflito.
2.
Refletir sobre os conflitos que se manifestam na sala de aula e na escola
-Caracterizar o ciclo do conflito;
-Conhecer os diferentes tipos de conflito.
3.
Reconhecer a importância dos modelos de Gordon e de Stefanich, bem como da mediação
na gestão e resolução de conflitos.
-Distinguir os diferentes modelos de gestão de conflitos;
-Identificar as fases do processo de mediação;
-Utilizar as estratégias adequadas em relação à tipologia do conflito a observar.
CONTEÚDOS
1. A Inteligência emocional como mais-valia na otimização das relações
1.1. As emoções na gestão das relações interpessoais.
1.2. Conceito de inteligência emocional (Goleman).
1.3. Tipos de Inteligência emocional.
1.4. Componentes da inteligência emocional.
1.5. Quadro de competências emocionais.
2. O conflito na sala de aula e na escola
2.1. Conceito de conflito.
2.2. Génese do conflito
2.3. Ciclo do conflito.
2.4. Elementos do conflito.
2.5. Fatores contribuintes para a existência do conflito.
2.6. Tipos de conflito.
2.7. Estilos e abordagem do conflito.
3. Modelos e Técnicas de gestão e resolução de conflitos
3.1. O modelo de Bell e Stefanich
3.2. O modelo de Gordon
4. A mediação
4.1. Tipos de mediação.
4.2. Fases da mediação.
4.3. Funções e características do mediador.
4.4. Táticas e técnicas de mediação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Curso de Formação
DURAÇÃO
25 horas
VALIDAÇÃO
Formação válida para progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de
recrutamento, de acordo com o Despacho n.º 106/2005, de 21 de Setembro.
DESTINATÁRIOS
Docentes de todos os Grupos de Recrutamento
FORMADOR
Dr. João Garcia e Dr. José Carlos Gonçalves
CRITÉRIOS DE
SELECÇÃO
Por ordem de inscrição, Docentes de todos os Grupos de Recrutamento
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação dos Formandos
Avaliação de acordo com a Carta Circular-3/2007,de Set. 2007.
Modalidades: formativa e sumativa.
Será qualitativa e quantitativa traduzida numa escala final de 1 a 10 valores.
Parâmetros:
a. Carga horária: Assiduidade ; Pontualidade.
b. Desempenho: Trabalho individual reflexivo de mobilização de conhecimentos;
Trabalho de grupo
(qualidade, correção, clareza e rigor); Intervenções
pertinentes , qualidade e fundamento; Tarefas realizadas nas sessões
(empenho, rigor e pertinência).
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Sala de Formação da DFP
Rua dos Ilhéus, n.º 1C – 1.º andar (Edifício do Julgado de Paz)
CALENDARIZAÇÃO
De 9 a 12 de Setembro de 2013
2.ª feira, 3ª feira 4.ª feira - 9h às 13h e 14h às 16h.
5.ª feira das 9h às 13h e 14h às 17h.
OBSERVAÇÕES
Nos termos da Portaria 2/12, de 12 de janeiro, a emissão do certificado fica sujeita ao
pagamento de uma taxa no valor de 6,53€.
INSCRIÇÕES
Inscrições até
às 14horas do dia 29 de Agosto de 2013,
definitiva
Utilizar a ficha de inscrição online disponível em:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHlNX1VSTFBoNktI
Ty1TbkxSR1pTenc6MA#gid=0
A lista dos formandos selecionados provisória será divulgada no dia 30 de Agosto de
2013,
no site http://www02.madeira-edu.pt/dre/formacao;
Os formandos selecionados deverão confirmar a sua participação até o dia 03 de
Setembro de 2013
, através do contacto:
- E-mail:
dfp.dre@live.madeira-edu.pt
A
lista de formandos definitiva será publicada no dia 4 de Setembro de 2013, no site
http://www02.madeira-edu.pt/dre/formacao
Os formandos suplentes deverão verificar se o seu nome consta da lista de formandos
definitiva
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