sexta-feira, 26 de julho de 2013

A inteligência emocional e a gestão e resolução de conflitos educacionais

DESIGNAÇÃO


A inteligência emocional e a gestão e resolução de conflitos educacionais


Código: 010.01.22 DFP – 021.1/13


OBJETIVOS


1.

Compreender a importância da inteligência emocional na gestão de conflitos.

-Identificar as competências emocionais;

-Usar as competências emocionais como um fator de otimização das relações educativas;

-Utilizar as competências emocionais na resolução de um dado conflito.

2.

Refletir sobre os conflitos que se manifestam na sala de aula e na escola

-Caracterizar o ciclo do conflito;

-Conhecer os diferentes tipos de conflito.

3.

Reconhecer a importância dos modelos de Gordon e de Stefanich, bem como da mediação

na gestão e resolução de conflitos.


-Distinguir os diferentes modelos de gestão de conflitos;

-Identificar as fases do processo de mediação;

-Utilizar as estratégias adequadas em relação à tipologia do conflito a observar.


CONTEÚDOS


1. A Inteligência emocional como mais-valia na otimização das relações


1.1. As emoções na gestão das relações interpessoais.

1.2. Conceito de inteligência emocional (Goleman).

1.3. Tipos de Inteligência emocional.

1.4. Componentes da inteligência emocional.

1.5. Quadro de competências emocionais.


2. O conflito na sala de aula e na escola


2.1. Conceito de conflito.

2.2. Génese do conflito

2.3. Ciclo do conflito.

2.4. Elementos do conflito.

2.5. Fatores contribuintes para a existência do conflito.

2.6. Tipos de conflito.

2.7. Estilos e abordagem do conflito.


3. Modelos e Técnicas de gestão e resolução de conflitos


3.1. O modelo de Bell e Stefanich

3.2. O modelo de Gordon


4. A mediação


4.1. Tipos de mediação.

4.2. Fases da mediação.

4.3. Funções e características do mediador.

4.4. Táticas e técnicas de mediação


MODALIDADE DE FORMAÇÃO


Curso de Formação


DURAÇÃO

25 horas

VALIDAÇÃO


Formação válida para progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de

recrutamento, de acordo com o Despacho n.º 106/2005, de 21 de Setembro.


DESTINATÁRIOS


Docentes de todos os Grupos de Recrutamento


FORMADOR

Dr. João Garcia e Dr. José Carlos Gonçalves

CRITÉRIOS DE

SELECÇÃO

Por ordem de inscrição, Docentes de todos os Grupos de Recrutamento

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Avaliação dos Formandos


Avaliação de acordo com a Carta Circular-3/2007,de Set. 2007.


Modalidades: formativa e sumativa.


Será qualitativa e quantitativa traduzida numa escala final de 1 a 10 valores.


Parâmetros:

a. Carga horária: Assiduidade ; Pontualidade.

b. Desempenho: Trabalho individual reflexivo de mobilização de conhecimentos;

Trabalho de grupo

(qualidade, correção, clareza e rigor); Intervenções

pertinentes , qualidade e fundamento; Tarefas realizadas nas sessões

(empenho, rigor e pertinência).


LOCAL DE REALIZAÇÃO


Sala de Formação da DFP

Rua dos Ilhéus, n.º 1C – 1.º andar (Edifício do Julgado de Paz)


CALENDARIZAÇÃO


De 9 a 12 de Setembro de 2013

2.ª feira, 3ª feira 4.ª feira - 9h às 13h e 14h às 16h.

5.ª feira das 9h às 13h e 14h às 17h.


OBSERVAÇÕES


Nos termos da Portaria 2/12, de 12 de janeiro, a emissão do certificado fica sujeita ao

pagamento de uma taxa no valor de 6,53€.


INSCRIÇÕES


Inscrições até

às 14horas do dia 29 de Agosto de 2013,
Utilizar a ficha de inscrição online disponível em:


https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHlNX1VSTFBoNktI

Ty1TbkxSR1pTenc6MA#gid=0


 

A lista dos formandos selecionados provisória será divulgada no dia 30 de Agosto de

2013,

no site http://www02.madeira-edu.pt/dre/formacao;

 

Os formandos selecionados deverão confirmar a sua participação até o dia 03 de

Setembro de 2013

, através do contacto:

- E-mail:

dfp.dre@live.madeira-edu.pt

A

lista de formandos definitiva será publicada no dia 4 de Setembro de 2013, no site

http://www02.madeira-edu.pt/dre/formacao


 

Os formandos suplentes deverão verificar se o seu nome consta da lista de formandos

definitiva

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